07/05/2015

Como saber se estou grávida? Sintomas e exames de gravidez




Fazia mais de um ano que estávamos tentando engravidar. Nunca imaginei que isso pudesse ser uma tarefa tão difícil de se realizar, já que na prática parece tão fácil!

Todos os meses, absolutamente todos os meses, eu tinha certeza de que estava grávida. Sentia todos os sintomas que pesquisava na internet, mas, ao final de cada ciclo, minha menstruação descia, levando embora as expectativas que criava.

Quais são os sintomas da gravidez?

Alguns sites costumam relatar os 10 primeiros sintomas da gravidez como sendo: aumento da fome e vontade de comer a toda hora; seios inchados e doloridos, veias aparentes e bicos mais escuros; sangramentos irregulares ou cólicas; vontade de fazer xixi toda hora; muito sono e cansaço; enjoos; dores de cabeça; azia e prisão de ventre e atraso menstrual. Fonte.

Nesta lista ainda incluiria os calorões, que senti na minha primeira gestação interrompida.

A questão é que, infelizmente, não podemos confiar em nenhum desses sintomas para precisar se estamos grávidas ou não. Qualquer mulher pode senti-los e, inclusive, confundi-los com o período da ovulação ou com outros problemas, incluindo os hormonais.

Eu mesma cheguei a ter a minha menstruação atrasada por sete dias ano passado, mas quando fui fazer o beta hCG, ele estava negativado. Investigando mais a fundo a causa, descobri que a minha prolactina estava alta, o que gerou o atraso menstrual e desregulou meu ciclo.

Curiosamente, nesta gestação, eu não tive um sequer sintoma de gravidez antes do atraso menstrual. Então, quando atrasei, tive uma grata surpresa, porque foi um mês que não fiquei esperando pelo fim do meu ciclo. Chega a ser irônico se pararmos para pensar.

Então, como saber se estou grávida?

Para isso, existem vários exames, vejam todos abaixo:

Teste de gravidez caseiro: Particularmente, não consigo entender por que alguém faria um teste de gravidez caseiro se existem outras maneiras tão eficazes quanto para se detectar a gravidez, mas enfim, esta é uma forma de se testar, sem gastar nada, geralmente utilizada por mulheres que estão desesperadas para saber se estão ou não grávidas.
Teste de gravidez de farmácia
Teste de gravidez de farmácia: Os testes de farmácia estão cada vez mais práticos de serem realizados. Adquiridos na farmácia sem a necessidade de receita médica, possuem valores desde R$4,88 à R$32,00, dependendo do estabelecimento e da região. Recomenda-se que eles sejam utilizado após sete dias de atraso menstrual, quando já se torna possível identificar o hormônio da gravidez através da urina. Mas existem testes mais sensíveis e mais caros que podem ser usados a partir do primeiro dia de atraso menstrual.

Eu já testei dois modelos diferentes:

O Teste de Gravidez Confirme, que vem com um recipiente para armazenar a urina e uma tira sensível ao hormônio, que deve ser mergulhada no potinho;
Teste de Gravidez Confirme
E o Teste de Gravidez Clearblue Compact, em que não é necessário coletar urina, basta direcionar o jato para a ponta do bastão.
Teste de Gravidez Clearblue Compact
Dos dois, o que mais gostei foi o Clearblue, pela praticidade. Sinceramente, sou muito estabanada, e essa coisa de coletar xixi não deu muito certo, não. Sem contar que a sensibilidade do Clearblue é maior que a do Confirme, então, para ter um resultado mais preciso, às vezes é bom comprar um teste um pouquinho mais caro.

Uma coisa digo a vocês, não existe nada mais frustrante do que um resultado de gravidez falso negativo. Isso já me aconteceu e foi horrível. Portanto, independente do resultado ser positivo ou negativo, é sempre aconselhável tirar a prova dos trinta fazendo um exame de sangue e indo ao ginecologista.

Teste de gravidez laboratorial: O exame de sangue hCG é o mais confiável que dispomos até o momento. Não é necessário fazer jejum para realizá-lo. Quando feito de maneira particular, não é preciso requisição médica, caso contrário, solicitem primeiramente um exame de beta hCG ao seu médico de confiança.

Existem dois tipos de exame de sangue que detectam a gravidez: o beta hCG qualitativo e o quantitativo.

O hCG qualitativo apenas diz se você está grávida ou não.

O hCG quantitativo informa exatamente o nível de hormônio da gravidez no seu sangue, que pode ser detectado com precisão a partir da primeira semana de gestação. Através deste exame, podemos observar a evolução gestacional, tendo em vista que a concentração de hCG tende a dobrar a cada 48 horas em gestações normais.

Este mesmo exame pode detectar a iminência de um aborto quando se percebe que o hCG não evolui dentro dos parâmetros esperados ou quando ele começa a cair, até negativar.

Entretanto, por mais que o beta hCG seja preciso em detectar uma gravidez, o seu resultado não pode ser analisado de maneira isolada, já que algumas doenças e medicamentos podem interferir nos níveis de hCG no sangue.

Portanto, geralmente quando a gravidez é confirmada por meio desse exame, o GO costuma pedir por uma ecografia transvaginal para enxergar o embrião e descartar uma gestação ectópica.

Ecografia transvaginal ou exame pélvico: Neste exame, além de ser possível confirmar a gravidez, o médico poderá identificar o número de embriões implantados e a idade gestacional deles, além de verificar as condições do seu útero, ovário, trompas de Falópio e vagina.

Quando realizado até a 5ª semana de gestação, às vezes fica difícil de se enxergar algo além do saco gestacional. Após 6 semanas, já é possível inclusive ouvir os batimentos cardíacos do bebê, algo que relaxa muito a mamãe e dá bons indícios de que a gravidez está evoluindo conforme o esperado.

***

No meu caso, ao menos nesta gestação, preferi esperar 12 dias de atraso menstrual e fui direto fazer o beta hCG. Aqui em Porto Alegre os exames costumam ficar prontos à noite, e é claro que naquele bendito dia, quase gastei a tecla de F5 do meu computador de tanto atualizar a página do laboratório.

Quando vi na tela o valor de 4361,0 mUI/mL, quase explodi de alegria. Nunca tinha tido um beta tão alto!

Entretanto, em razão de tristes experiências anteriores com gestações interrompidas, tentei não ficar tão animada.

Esperei 48 horas e lá fui eu fazer outro beta, tão nervosa quanto no primeiro, porque esse resultado seria decisivo para sabermos se a gravidez ia vingar.

Quando vi o valor de superior a 10.000 mUI/mL, sabia que tínhamos sido abençoados! Agora era correr para marcar uma consulta na ginecologista e fazer a transvaginal.
Ecografia transvaginal 6 semanas de gestação
Na minha primeira eco, já estava de 6 semanas, então pude inclusive ouvir o coração do bebê. A alegria foi sem tamanho. Essa é uma experiência que só quem sonha em ser mãe sabe o que significa!

E para quem continua tentando, boa sorte :)

Um comentário:

  1. Nossa menina que delícia sua experiencia e que bom poder saber mais sobre você e esse nenem que deve estar lindo!
    Eu estou procurando informações na internet pra como saber se estou grávida e pelo que ando vendo parece que sim.
    Bem aqui encontrei algumas pistas que estão fazendo muito sentido.
    Parabéns para você e que esteja tudo bem por aí.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Volte sempre!