20/06/2015

Resenha - Livro Crianças francesas dia a dia

Resenha - Livro Crianças francesas dia a dia
Sinopse: "O Sucesso de vendas Crianças francesas não fazem manha agora em dicas que vão direto ao ponto. Um grande sucesso em diversos países, Crianças francesas não fazem manha desvendou os segredos das parisienses na criação de filhos. Agora suas dicas preciosas estão compiladas em Crianças francesas dia a dia, um guia prático para pais e cuidadores. Como ensinar seu filho a ter paciência? Como fazer com que ele experimente legumes e verduras? Como encorajar seu bebê a dormir a noite toda? É possível ter um filho e, ainda assim, ter vida social e momentos românticos a dois? Em Crianças francesas dia a dia, Pamela Druckerman revela as lições do estilo francês de criar filhos de forma simples e direta e traz ainda as receitas favoritas dos cardápios das creches parisienses. Espirituoso, conciso e repleto de bom senso, o livro oferece uma mistura de dicas e princípios vitais para ajudar os pais a encontrarem seu caminho."

Depois de escrever o livro Crianças francesas não fazem manha, Pamela Druckerman começou a receber diversas mensagens de pais e mães que leram a sua obra. Muitos agradeceram pelas dicas dadas, dizendo que começaram a pôr em prática e que funcionaram, enquanto outros não gostaram das críticas que foram feitas à educação infantil praticada nos Estados Unidos e no Brasil, sentindo-se ofendidos com os comparativos traçados entre os franceses e os demais.

A intenção de Pamela nunca foi julgar como cada um cria o seu filho, ao contrário, a autora quis ajudar a descobrir soluções para problemas que ela mesma estava tendo em casa com Bean, e que também afligem a maioria das mães de primeira viagem. 

Após se mudar para Paris, Pamela percebeu o quanto as crianças francesas eram educadas e as mães mais tranquilas e felizes. Ao conversar com amigas e vizinhas, descobriu que desde pequenas dormiam a noite toda, comiam todo o tipo de comida e na hora certa, e respeitavam os mais velhos. O que os franceses faziam de diferente para terem filhos tão polidos, autônomos e criativos?

Pamela, como boa jornalista que é, decidiu investigar, e o resultado de sua pesquisa foi apresentado em Crianças francesas não fazem manha. A questão é que este livro acabou se tornando muito mais um registro de memórias, desabafos e relatos pessoais do que um manual em si, desagradando a muitos leitores que pediam por uma obra mais concisa.

Pensando neles, Pamela escreveu Crianças francesas dia a dia, que nada mais é do que um resumo de Crianças francesas não fazem manha, feito de maneira mais pontual e didática, abordando apenas as técnicas que aprendeu com as mães e especialistas franceses ao longo dos anos.

Crianças francesas dia a dia é perfeito para consultas rápidas, mas, na minha opinião, não cumpriu a sua função. Na tentativa de ser direta, Pamela tornou seu texto técnico, raso e frio demais, perdendo todos os atrativos que tinha no exemplar anterior.

Apenas quem leu Crianças francesas não fazem manha é que saberá cada história que existe por trás dos conselhos dados por Pamela e de como ela chegou à conclusão deles. Sou uma pessoa que não se satisfaz com apenas um ponto de vista, preciso compreender como se deu o resultado de cada premissa, até para poder formar a minha própria opinião e, foi justamente isso, que me cativou no primeiro volume, quando Pamela debateu conosco todas as teorias que descobriu a respeito das inúmeras formas de se educar uma criança, nos fazendo entender a lógica existente por trás do jeito francês de ser.

Tenho receio de que os pais que lerem apenas Crianças francesas dia a dia, pensem que os argumentos levantados pela autora sejam inquestionáveis, algo que estão longe de ser. Sem contar o fato de que muitos não vão compreender a fundo as técnicas da Pausa, os ciclos de sono, o conceito do Cadre, dentre muitas outras coisas ditas pela Pamela, simplesmente por não terem lido Crianças francesas não fazem manha.

Portanto, o que recomendo é o seguinte: leiam primeiro o livro Crianças francesas não fazem manha. Depois, se tiverem dúvidas sobre alguma técnica abordada ou quiserem se relembrar de alguma lição dada pela autora, leiam Crianças francesas dia a dia, que, nesse sentido, virá muito a calhar.

Crianças francesas dia a dia - Pamela Druckerman
Editora Fontanar
128 páginas
Comprar: Saraiva / Submarino / Americanas / Livraria Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada pela sua visita e pelo seu comentário. Volte sempre!